Gestação

8 Mitos Mais Comuns na Gravidez: O que é Verdade ou Ficção?

A gravidez é uma fase extraordinária, repleta de emoções, expectativas e descobertas. Diante de tantas transformações, é comum surgir algumas dúvidas, inclusive associadas aos populares mitos, que cercam este período.

Na busca por informações para desvendar este momento tão complexo, que vem desde as tentativas ao positivo do exame de gravidez, muitas mamães acabam se deparando com crenças e rituais que não possuem nenhuma comprovação científica.

Muitos desses mitos, acabam tornando essa fase tão especial, complicada, afinal, na dúvida, quem vai querer arriscar comer determinado alimento ou dormir em uma posição errada, não é mesmo?!

Para tornar a gravidez mais leve e esclarecer de uma vez o que é verdade ou ficção, confira agora os 8 mitos mais comuns sobre a gestação.

  1. É possível descobrir uma gravidez utilizando água sanitária na urina?
  2. Limão ajuda a aliviar o enjoo da gravidez?
  3. Só é possível engravidar no dia da ovulação?
  4. Grávidas não podem comer ovos?
  5. Toda gestante deve priorizar a posição esquerda na hora de dormir?
  6. A alimentação deve ser dobrada na gestação?
  7. A forma da barriga da grávida indica o sexo do bebê?
  8. Tratamentos para engravidar sempre resultam em gêmeos ou múltiplos?

1. É possível descobrir uma gravidez utilizando água sanitária na urina?

MITO!
Recorrer a métodos caseiros para descobrir se está grávida, além de não possuir nenhuma comprovação científica pode acarretar em danos à saúde emocional e também física da mulher.

Muitas acreditam que adicionar água sanitária na urina pode indicar uma gestação, caso haja mudança da cor dela ou uma efervescência. Os especialistas dizem que, além desse teste não ter nenhuma confiabilidade, essa mistura pode resultar em gases tóxicos, por isso não é recomendado.

A única maneira confiável de confirmar uma gestação é através do exame de gravidez por sangue Beta HCG ou por meio de uma consulta com profissional de saúde.

2. Limão ajuda a aliviar o enjoo da gravidez?

VERDADE!
As alterações hormonais e a maior sensibilidade das papilas gustativas aumentam a preferência por alimentos cítricos, portanto, o limão pode ser bem aceito durante as crises de enjoo na gestação.

Além disso, um estudo da Universidade de Ciências Médicas de Tabriz, do Irã, destaca que o aroma do limão também tem a ação de aliviar enjoos. Apesar de benéfico, o consumo deve ser moderado.

3. Só é possível engravidar no dia da ovulação?

MITO!
Apesar de o dia da ovulação ser o momento mais fértil do ciclo menstrual, o esperma pode sobreviver no corpo da mulher por vários dias, portanto, as janelas de oportunidade para a concepção são mais amplas.

Vale destacar, que o período fértil inclui alguns dias antes e depois da ovulação, tornando possível engravidar em outros momentos durante o ciclo menstrual.

4. Grávidas não podem comer ovos?

MITO!
O ovo é um dos alimentos mais ricos em nutrientes, portanto, pode sim ser consumido na gravidez, contanto que seja de boa procedência e bem preparado.

O mito de não consumir ovos surgiu devido ao risco da contaminação por salmonela, quando ingeridos crus, porém, isso pode ser evitado através de um cozimento efetivo.

5. Toda gestante deve priorizar a posição esquerda na hora de dormir?

VERDADE!
Ao se deitar sobre o lado direito do corpo, a veia cava é comprimida, fazendo com que a grávida se sinta mal, inclusive, até sua pressão arterial pode subir.

Já o lado esquerdo garante um melhor fluxo sanguíneo para o útero, garantindo que o feto receba oxigênio e nutrientes adequados.

6. A alimentação deve ser dobrada na gestação?

MITO!
Comer dobrado na gravidez pode acarretar em diversos prejuízos para a saúde da mamãe, como também para o bebê, como por exemplo, complicações de diabetes gestacional, hipertensão arterial, pré-eclâmpsia e dificuldades no parto.

É preciso seguir uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, onde o foco é a qualidade e não a quantidade. Para saber mais, veja esse guia completo da alimentação em cada semana de gravidez.

7. A forma da barriga da grávida indica o sexo do bebê?

MITO!
A crença sobre o formato da barriga indicar o sexo do bebê não possui base científica. Geralmente, o formato da barriga da mamãe está associado a sua estrutura corporal, posição do bebê, entre outros fatores.

A forma mais efetiva de descobrir o sexo do bebê é realizando o exame de sangue de sexagem fetal, a partir da 8ª semana de gestação ou aguardar a ultrassonografia a partir da 16ª semana.

8. Tratamentos para engravidar sempre resultam em gêmeos ou múltiplos?

MITO!
Apesar de alguns tratamentos para engravidar, como é o caso da FIV (fertilização in vitro) aumentar o risco de gravidez múltipla, a maioria dos tratamentos disponíveis hoje em dia, são projetados para minimizar esse fato.

O número de embriões transferidos é geralmente decidido com base nas circunstâncias individuais do paciente e nas diretrizes médicas.

Vale destacar, que durante a gravidez, como também nas fases que antecedem e procedem este período, é preciso buscar sempre informações com referências científicas ou orientações médicas, a fim de separar os mitos da realidade.

E lembre-se, cada gravidez é única e o que pode funcionar para uma mamãe, talvez não seja efetivo para outra.

Priscila de Almeida Prata

Graduada em Ciência da Computação. Mestre em Engenharia Urbana. Consultora em Aleitamento Materno e Especialista em Sono Infantil. Criadora da Amamentar e Educar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile