Gestação

Guia da Alimentação Saudável na Gestação: Saiba o que Comer em Cada Semana de Gravidez

A cada semana de gravidez, a barriga cresce e com ela, os tipos de necessidades nutricionais do bebê e da mamãe também evoluem. Isto porque é na alimentação da mamãe, que o feto recebe tudo que precisa para se desenvolver forte e saudável.

Existem alimentos que beneficiam cada etapa específica do crescimento do bebê, inclusive, até bem antes de ele ser concebido, como é o caso das dietas da fertilidade para mulheres tentantes ou em tratamento para engravidar.

Também têm aqueles que prezam o bem estar da mãe, aliviando enjoos, por exemplo, e auxiliando no bom funcionamento do intestino.

Para saber quais são esses alimentos e garantir uma nutrição adequada a cada semana de gravidez, confira este Guia Completo da Alimentação na Gestação com dicas simples e acessíveis para seguir no dia a dia.

1ª a 13ª Semana de Gravidez

Entre a 1ª a 13ª Semana de Gravidez (primeiro trimestre), o feto está em formação inicial, portanto, a partir do positivo do exame de gravidez, já está na hora de priorizar alimentos ricos em ácido fólico.

O ácido fólico é importante nesta fase, pois reduz o risco de deficiências no cérebro e na coluna vertebral do bebê, denominados defeitos do tubo neural. Ele pode ser encontrado em espinafre, brócolis, couve, leguminosas, cereais integrais e também no ovo.

Também é importante ingerir alimentos ricos em ferro e cálcio como carne magra, lentilhas, leite e seus derivados.

Nas primeiras semanas de gravidez, os enjoos ocorrem com maior frequência e para ajudar a amenizar esta situação, apostar em alimentos cítricos e gelados pode ser a solução, afinal, eles tendem a ser mais tolerados neste período.

14ª a 26ª Semana de Gravidez

A partir da 14ª até a 26ª semana de gravidez, os enjoos estão mais amenos e o apetite pode aumentar.

A dica é organizar as refeições para não acabar comendo alimentos pobres em valor nutricional, como os ultraprocessados.

Fazer preparos ou deixar marmitas prontas para toda semana, incluindo proteínas magras e alimentos ricos em ômega-3, como salmão e nozes, faz toda a diferença.

Também é importante variar a ingestão de frutas, quanto mais variedade, mais vitaminas diferentes estão sendo mandadas diretamente para seu bebê.

Ainda de acordo com um estudo da Universidade de Alberta, Canadá, realizado em 2016, o consumo de frutas variadas na gravidez influencia nas medidas de cognição infantil até um ano após o nascimento.

27ª a 40ª Semana de Gravidez

No último trimestre, não é só o aumento de peso do bebê que marca estas últimas semanas da gravidez, mas também o aumento da ansiedade da mamãe, por isso, cuidado para não descontar na comida!

Reforçar a ingestão de calorias de forma saudável, ajuda a saciar o apetite e também, controlar o emocional, sem erros.

Dentre os alimentos com alto teor calórico, porém, extremamente saudáveis, vale a pena investir em grão integrais, oleaginosas e gorduras de qualidade, como por exemplo, aveia, quinoa, nozes, castanhas e abacate.

Também é importante inserir alimentos ricos em vitamina K, como o brócolis e couve, pois eles ajudam na coagulação sanguínea.

Alimentação saudável na gravidez e na vida!

Não só para as gestantes, mas também para todos; seguir uma alimentação saudável e equilibrada é sinônimo de saúde e melhor qualidade de vida, portanto, priorizar um cardápio rico em nutrientes, desde sempre, pode fazer toda a diferença.

Para quem ainda não está em fase de gestação, mas está na tentativa ou faz tratamentos para engravidar, saiba que existem cardápios destinados a melhorar a fertilidade, como abordado pelos pesquisadores e autores do livro “A dieta da fertilidade”, Jorge E. Chavarro, Walter C. Willett e Patrick J. Skerrett.

Do tratamento até o positivo do exame de gravidez, a responsabilidade alimentar aumenta a cada semana, afinal, agora você não está apenas se alimentando, mas também nutrindo uma nova vida.

Diante disto, tomar decisões alimentares com base em informações comprovadas cientificamente ou através de orientações médicas, sem dúvidas, promoverão uma gestação muito mais saudável e feliz.

Priscila de Almeida Prata

Graduada em Ciência da Computação. Mestre em Engenharia Urbana. Consultora em Aleitamento Materno e Especialista em Sono Infantil. Criadora da Amamentar e Educar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile