Sono Infantil

Três Sinais que Seu Bebê Está Passando por um Salto de Desenvolvimento

Dentre os conflitos da maternidade, a instabilidade comportamental do bebê, sem dúvidas, é uma das que mais gera insegurança e angústias nas mamães e papais; mas saiba, que toda essa oscilação da conduta infantil é uma reação comum do crescimento, denominada também, como salto de desenvolvimento.

Durante esse processo, aquele bebê que mantinha uma rotina perfeita de sono, alimentação e calma passa apresentar um comportamento oposto. E se não bastasse toda essa mudança brusca, tais episódios acabam se repetindo de tempos e tempos. Sim, os saltos são contínuos durante o desenvolvimento infantil e do mesmo jeito que surgem, também passam.

A boa notícia é que o salto de desenvolvimento sempre vem acompanhado de uma nova aptidão, seja ela motora ou sensorial, ou seja, seu bebê está crescendo!

Saber lidar com esses momentos mais atípicos da rotina do bebê pode fazer toda a diferença na sua formação cognitiva, por isso, é essencial saber identificar os sinais do salto de desenvolvimento e ajudá-los a passar por esse processo enriquecedor.

Veja quais são os três sinais que seu bebê está passando por um salto de desenvolvimento e saiba como conduzir a situação da melhor forma possível!

  1. Quanto chororô!
  2. Dormir ou não, eis a questão!
  3. Agora é tetê ou nada!

1. Quanto chororô!

Um dos sinais mais típicos relacionado ao salto de desenvolvimento é a crise de choro. De repente, tudo irrita e é motivo daquele chororô sem fim.

Essa crise de choro está ligada ao fato que o bebê ainda não sabe controlar suas sensações e emoções, que acabam surgindo junto ao desenvolvimento de uma nova aptidão. Além do fato, que toda mudança gera insegurança.

Neste momento, nada melhor do que transmitir segurança e presença ao seu filho. E lembre-se, o novo assusta até os adultos, quem dirá um pequeno, não é mesmo?! Por isso, tenha muita paciência!

2. Dormir ou não, eis a questão!

Dentre as mudanças comportamentais ligadas ao salto de desenvolvimento está a alteração do sono.

Essa alteração é muito individual, podendo aumentar a sonolência dos pequenos, como também, interromper de vez, as sonecas e o sono noturno. E para ambas as consequências, há justificativas.

Para aqueles que começam a dormir demais, está o fato de que as novas habilidades cansam e o cérebro precisa de repouso para processar todo esse desenvolvimento. Já para outros bebês, a fascinação por aprender novas habilidades acaba os excitando e por isso, querem praticá-las o tempo todo, inclusive, na hora do sono.

3. Agora é tetê ou nada!

Reforçando que sim, seu bebê está passando por um salto de desenvolvimento, vem aí o terceiro sinal: a predileção pelo seu alimento favorito, que para muitos, é o leite.

Isso porque o cérebro trabalha mais, a fome aumenta e junto a tudo isso, vem a questão da insegurança, portanto, ter aquele alimento que reflete afeto, o famoso tetê, pode ser maior do que por outros alimentos, que acabam sendo rejeitados.

Lá vem um salto!

Além desses três sinais destacados acima, também é possível identificar um salto de desenvolvimento ou se preparar para enfrentá-lo, de acordo com a literatura do marco infantil.

Nela, vários pesquisadores equiparam determinadas idades ao surgimento de novas habilidades, ou seja, lá vem um salto por aí!

No primeiro ano de vida da criança, há saltos todos os meses. Isto porque é a fase que o bebê cresce mais rápido, tanto fisicamente, quanto intelectualmente na vida.

Pense só, quanto desenvolvimento acontece em um ano de vida da criança: ela quase dobra de tamanho, aprende a controlar os movimentos, o corpo e algumas já começam a andar e falar dentre este curto período.

Após um ano de idade, os saltos vão dando um espaçamento e podem variar, devido a individualidade de cada criança.

Apesar disso, fases marcantes como de 1 ano e 2 meses, 1 ano e 5 meses e 20 meses também podem ser usadas como referências em salto de desenvolvimento.

Salto de desenvolvimento 1 ano e 2 meses: Este salto está relacionado a habilidade de maior coordenação motora grossa e fina. Muitos começam ou aprimoram o andado nesta fase.

Salto de desenvolvimento 1 ano e 5 meses: Período que tende a aptidão da fala e controle maior do próprio corpo. Acompanhado dessa nova aptidão, vem também a fase da desobediência e independência.

Salto de desenvolvimento 20 meses: Nessa fase o bebê está prestes a completar o segundo ano de vida. São inúmeras e mais complexas as aptidões físicas e emocionais.

Independente da idade que acontece o salto de desenvolvimento ou sinal que o acompanha, vale destacar que lidar com amor e paciência, sempre será a solução nesses momentos difíceis, porém, necessários para o crescimento saudável dos pequenos. E lembre-se, tudo passa!

Priscila de Almeida Prata

Graduada em Ciência da Computação. Mestre em Engenharia Urbana. Consultora em Aleitamento Materno e Especialista em Sono Infantil. Criadora da Amamentar e Educar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *