O Salto de Desenvolvimento do Bebê de 1 Ano e 5 Meses e suas Novas Conquistas
A cada mês de vida, um novo desafio, uma nova conquista e é assim, que podemos definir a jornada do crescimento infantil.
Dentre esses desafios, o salto de desenvolvimento, sem dúvidas, é um dos momentos mais intensos, afinal, as mudanças comportamentais que ocorrem neste período, acabam quebrando a rotina dos pequenos e gerando muita insegurança nas mamães.
Mas apesar disso, saiba que o salto é uma reação normal e que traz sempre um grande benefício na vida dos bebês: a conquista de uma nova habilidade.
Durante este novo aprendizado, o bebê passa por emoções intensas, inclusive de insegurança e fascinação, por isso, é tão comum apresentar uma conduta mais atípica, repleta de crises de choro, falta de apetite e alterações no sono.
Vale destacar, que apesar dos saltos de desenvolvimento serem mais recorrentes no primeiro ano de vida, após esta faixa etária ele ainda acontece com frequência e um dos seus picos é quando o bebê atinge 1 ano e 5 meses.
Veja mais sobre o salto de desenvolvimento do bebê de 1 ano e 5 meses, inclusive, outros picos após seu primeiro ano de vida.
Salto de desenvolvimento do bebê de 1 ano e 5 meses
O salto de desenvolvimento do bebê de 1 ano e 5 meses pode vir acompanhado de mudanças comportamentais e novas conquistas mais associadas à capacidade cognitiva e sensorial da criança.
Estas novas aptidões, que vêm acompanhadas do salto, geralmente estão ligadas aos avanços na linguagem e nas relações socioemocionais, visto que demostram um pouco mais de independência e já conseguem expor mais suas vontades.
De acordo com Piaget (1973), as habilidades garantidas durante o desenvolvimento infantil são dadas por meios de ações sobre os objetos e de experiências cognitivas concretas. “Elas constroem o seu conhecimento durante as interações com os outros e com o mundo”, enfatiza.
Diante disto, o salto de desenvolvimento do bebê de 1 ano e 5 meses é marcado por sua expansão social. Neste período é comum as crianças fortalecer essas conexões afetivas com pais, cuidadores e outras pessoas que fazem parte da sua rotina, por isso, o apego pode ficar mais intenso.
Como lidar com o salto de desenvolvimento após o primeiro ano de vida do bebê?
Visto que após o primeiro ano de vida, as mudanças comportamentais acabam sendo mais emotivas, pelo fato de o bebê já conseguir expressar um pouco dos seus objetivos e vontades, a principal dica para lidar com o salto de desenvolvimento neste período é o acolhimento.
Durante as crises de choro, birras e até nas reações negativas, o bebê em salto de desenvolvimento precisa de acolhimento e não de repreensão, afinal, esse conflito de sensações e emoções é algo novo para ele; e o novo pode ser assustador.
De acordo com a psicóloga estadunidense, autora de vários livros sobre desenvolvimento humano, Helen Bee, durante seu desenvolvimento, a criança tende a adaptar-se ao mundo que a cerca de maneiras cada vez mais satisfatórias, por isso, demonstrar paciência e satisfação em cada conquista, pode fazer toda a diferença neste processo.
Transmitir mais segurança e celebrar cada nova aptidão desenvolvida nesse período, pode tornar o salto de desenvolvimento uma etapa de aprendizado, não só para o bebê, como também para os papais e cuidadores, portanto, tire o melhor dessa fase que reflete o crescimento do seu filho.
Veja também:
Salto de desenvolvimento do bebê de 20 meses